Durante
o processo de concepção e realização do projeto looping, fez se necessário o
cálculo de: Energias potenciais, de lançamento e medições dimensionais do
looping, variáveis necessárias para viabilização do nosso projeto.
Primeiramente
foi realizado o cálculo da energia mecânica no começo da trajetória, para saber
como a esfera chegaria ao looping parte crítica do projeto.
No início
da trajetória, a esfera está em repouso, logo toda sua energia mecânica é
energia potencial gravitacional, que pode ser calculada segundo:
U = mgh
O
segundo momento é quando o objeto se encontra no ponto mais alto da trajetória
do looping, onde o mesmo possui certa velocidade e altura em relação ao ponto
mais baixo da trajetória, logo possui energia potencial gravitacional, cinética
e inercia angular, por estar rolando sobre o trilho e não deslizando, conforme:
E = U + K
E = mgh + mv^2 x 1/2 + I𝓌^2 x 1/2
Logo, já tendo as medidas do looping, é possível prever a velocidade no ponto:
Ep0 = Ep1
mgh0 = mgh1 + mv^2 x 1/2 + I𝓌^2 x 1/2
-mv^2 x 1/2 = mgh1 - mgh0 + I𝓌^2 x 1/2
mv^2 x 1/2 = -mgh1 + mgh0 - I𝓌^2 x 1/2
mv^2 = -2mgh1 + 2mgh0 - I𝓌^2
Sabendo
que:
mv^2 = -2mgh1 + 2mgh0 - I𝓌^2 - (2/5 mR^2)(V/R)^2
v^2 = 2gh0 - 2gh1 - 2/5 x v^2
7/5v^2 = 2gh0 - 2gh1
v = (((10(gh0 - gh1))/7)^1/2
Aplicando os valores do sistema projetado
conforme publicado na segunda postagem (no ponto mais alto do looping):
Vp1 = 1,91 m/s
Para
o terceiro ponto, P2, a velocidade é:
VP2 = 2,08 m/s
O
último momento do looping foi o lançamento da esfera utilizando o sistema de
energia mecânica conservativa. Com isso, calculou a velocidade no final do
trilho de alumínio, logo calculando a velocidade nesse ponto. Posto isto, por
meio da decomposição de vetores da velocidade e podendo assim estimar o tempo
com a equação (1) do vetor velocidade Y:
YF - YI = V0 x t + 1/2 x gt^2
Diante
do supracitado, encontrou dois valores para t, sendo um muito baixo, ou seja,
improvável e o ouro que se adequa ao ocorrido. Em seguida, calcula-se a equação
da velocidade x, utilizando a equação (2):
XF - XI = Vx0 x t
Na
qual o XF - XI é a distância que a
esfera ira percorrer em função do tempo. Com isso, obtendo-se a distância que a
esfera pode alcançar.
Para
o lançamento, a distancia máxima calculado foi utilizada a decomposição do
vetor y:
V0y = V x Sen L, no qual L é
igual a 45º e V=2,08 m/s.
Com isso, V0y é igual a 1,47 m/s e como o ângulo usado é de
45º, o V0x é igual ao V0y. Logo, a dedução
da primeira equação resulta em T1=0,38 s e T2= 0,08 s. Este resultado mostra
que apenas o T1 pode ser real, pois a esfera não chega ao chão com 0,08
segundos. Posto isto, o segundo passo é determinar a distância utilizando a
equação 2, do eixo X que substituindo encontra-se
Xf - XI = 0,5586m, ou seja, esse é o lançamento ideal, sem atrito.
A seguir está um vídeo elaborado pelo grupo, demonstrando todo o processo de criação do looping, além dos testes e experimentos realizados em laboratório.
Para a construção do looping, foram utilizados uma calha pantográfica de alumínio de 1,8 metros, custando R$6,90; 2 placas de 60x20 cm de MDF, custando R$30,00, um Tubo PVC25mm, de 20 cm, custando R$0,66; dois joelhos PVC 25mm, custando R$0,50; uma super cola, custando R$20,00; dez parafusos para madeira 5,5 mm, custando R$5,00; 10 arroelas, custando R$5,00; 1 lata de tinta preta fosca, custando R$19,00; 4 folhas de papel adesivo, custando R$16,00; e 4 pés niveladores, custando R$7,20.
A partir deste projeto, foi possível aprender um pouco sobre conceitos importantes para a física, assim como suas aplicações reais. Conceitos estes que são utilizados nas mais variadas áreas e, em especial, na área de engenharia. Portanto, este foi um projeto de grande importância para a formação acadêmica de todos os integrantes da equipe.
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